(41) 3242.4089 contato@labadeetour.com.br
(41) 3242.4089 contato@labadeetour.com.br

Conheça os melhores carnavais pelo mundo

Destinos como Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo são os mais cotados durante os carnavais no Brasil. Mas e no mundo? Apesar do carnaval ser uma festa tradicional brasileira, não é só em terras tupiniquins que ele é celebrado. Listamos as comemorações carnavalescas mais famosas para você conhecer como o carnaval é festejado pelo mundo:

Carnaval de Veneza, Itália

Clássico, elegante, mágico. O carnaval em Veneza é antigo, data do século XIII. Surgiu como um pretexto da nobreza para se disfarçar e se misturar ao povo. Outras fontes dizem que a tradição iniciou como uma forma do povo se divertir em praça pública. Independente da explicação histórica, o carnaval em Veneza é marcado pelo uso de máscaras. Isso propicia um momento de abandono da própria identidade, permitindo que o folião possa ser o que quiser.

O Carnaval em Veneza ocorre antes da quaresma e conta com muitas fantasias, bailes e desfiles. A Praça São Marcos costuma ficar lotada de foliões. Os artesãos montam suas barracas pelas ruas para fabricar e vender as famosas máscaras.

Carnaval de New Orleans, Estados Unidos

O Madi Gras, também conhecido como Fat Tuesday (terça-feira gorda) é o carnaval celebrado em New Orleans e bastante conhecido entre os brasileiros. Trata-se de uma grande festa de rua em que vale tudo: nada de timidez na hora de escolher a fantasia. Apesar de ser baseado em tradições europeias, o Madi Gras é uma grande mistura cultural e também apresenta elementos de origem africanas e caribenhas. O festejo ocorre um dia antes da quarta de cinzas e marca o término do carnaval.

Carnaval de Nice, França

Em Nice, o carnaval é um grande evento com direito a carros alegóricos e milhares de músicos e dançarinos do mundo todo. Prepare-se para muitas cores e animação. O evento acontece na Riviera Francesa e conta com a Parada Carnavalesca – que costuma ser temática e toda a celebração gira em torno do tema escolhido – e a Batalha das Flores, que ocorre em frente ao mar. É uma verdadeira homenagem ao patrimônio floral da região.

O carnaval em Nice dura cerca de 15 dias, entre janeiro e março. A data é ótima para curtir Nice no inverno.

Carnaval da Basileia, Suíça

Maior evento de carnaval da Suíça, o Fasnacht acontece entre fevereiro e março e é uma mistura de tradições pagãs, cristãs e medievais. Diz-se que a celebração, antigamente, tinha como objetivo espantar o inverno, trazendo fertilidade e uma boa colheita. A festa começa na segunda-feira depois da quarta de cinzas e dura 72 horas. Às 4 horas da manhã de segunda, todas as luzes da cidade são apagadas e as lanternas iluminam o começo da festa. Desfiles e fantasias menos caricatas e mais sombrias dão o tom do festejo.

Carnaval de Port of Spain, Trinidad e Tobago

Espere cores vibrantes e muita música na celebração do carnaval em Port of Spain. Reflexo da herança cultural, a festa traz elementos como a soca. A soca é um estilo musical local, com tambores de aço na percussão, rituais folclóricos, escolha da rainha e rei do carnaval e muitos desfiles. O festejo, chamado de J’ouvert, ocorre na última semana antes da quaresma.  No primeiro dia, às 4 horas da madrugada, os foliões se reúnem para encenar o que já foi uma rebelião contra a escravidão.

Carnaval de Sitges, Espanha

A Espanha tem tradição em celebrar o carnaval. A herança vem de antigos rituais pagãos que comemoravam o fim do inverno e a fertilidade. Como o Brasil, o país tem diversos carnavais, com características próprias de acordo com a região. Em Sitges, na Catalunha, o carnaval reúne milhares de pessoas e a cidade é conhecida por ter sido um refúgio contra a intolerância do governo do Generalíssimo Francisco Franco – motivo pelo qual o carnaval é um dos principais destinos da comunidade gay.

Com duração de 4 dias, a comemoração conta com desfile de carros alegóricos, fantasias, e queima de fogos de artifício. No final do festival, na quarta de cinzas, é feito um funeral para o “Enterro da sardinha”, com um estatua gigante em formato do peixe que é enterrada ou queimada na praia.

Carnaval de  Notting Hill – Londres

Em agosto, o bairro de Notting Hill – conhecido pelo grande número de imigrantes caribenhos –, é palco de uma das maiores festas populares do Reino Unido. O carnaval acontece no verão, desde a década de 1960, durante o final de semana do Bank Holiday (feriado bancário). Antes o festejo era uma forma pacífica (e alegre!) dos moradores se manifestarem contra a discriminação social que sofriam. Hoje o Notting Hill Carnival reúne cerca de 200 mil pessoas, uma das maiores festas de rua da Europa.

Deixe seu comentário