(41) 3242.4089 contato@labadeetour.com.br
(41) 3242.4089 contato@labadeetour.com.br

Conheça as principais rotas brasileiras de turismo enogastronômico

O turismo é algo que movimenta a economia. Cada vez mais forte, as rotas brasileiras estão sendo escolhidas independente das estações do ano, justamente por sua pluralidade de cultura, que impacta não só na questão histórica como também na gastronomia. Contudo, a forma de consumir viagens sofreu mudanças. Agora, quase todas as pessoas que planejam uma viagem estão em busca não só de conhecer um lugar para descansar, mas sim procurando ter uma experiência diferenciada naquele local. Por isso, fala-se tanto em turismo enogastronômico.

O que é a enogastronomia?

Apesar de ser um termo pouco conhecido, a enogastronomia tem como objetivo melhorar a experiência gastronômica através da harmonização de vinhos com o prato. É vista como uma arte, pois exige não só conhecimento e técnica, mas também paixão pela culinária.

Boas harmonizações requerem estudo, pois envolvem questões físicas e químicas que influenciam diretamente na experiência. Por isso, a pessoa responsável sempre leva em conta quatro elementos do mundo da cozinha: aroma, textura, peso e componentes.

E o turismo enogastronômico, o que é?

É uma viagem feita com o intuito de vivenciar uma experiência gastronômica. Isto é, conhecer restaurantes que proporcionem um verdadeiro contato com a comida local, pois a culinária também é uma forma de conhecer a história daquela região que se está visitando.

O turismo enogastronômico é como se fosse um checklist de locais (restaurantes, bares e etc) que vão proporcionar uma bagagem de apreciação de uma boa comida e uma boa bebida, proporcionando bons momentos e memórias.

Como começar um turismo enogastronômico?

Apesar de parecer uma atividade cara, um turismo enogastronômico não precisa ser algo financeiramente exorbitante. Algumas atividades como seguir rotas regionais (do vinho, do frio, da cachaça), visitar restaurantes tradicionais, ir a exposições que explicam e mostram mais sobre a culinária local, além de visitas às feiras e mercados locais, sejam com chefs presentes ou não, também contam como esse tipo de turismo. 

E nem sempre precisa ser um local distante da sua cidade, muitas vezes há regiões com experiências incríveis que ficam a poucos quilômetros de distância.

Rotas brasileiras de turismo enogastronômico

Aos poucos, as pessoas têm tomado conhecimento e escolhem essa forma de turistar pelo Brasil. Por isso, confira uma lista de quais as rotas brasileiras que se pode fazer para consumir e vivenciar o turismo enogastronômico: 

  •     O Rio Grande do Norte é um estado que possui como característica forte na sua culinária o uso do camarão, sendo um dos maiores produtores nacionais dessa especiaria. Além disso, possuem um prato que é Patrimônio Cultural do Estado que é a ginga de tapioca, além do chouriço doce. São vários pratos típicos que contam a história local. 
  •     O Rio de Janeiro é outro estado que possui atrativos além dos monumentos históricos, como os festivais gastronômicos, que ressaltam os sabores regionais cariocas, como o Festival Gastronômico de Búzios e de Frutos do Mar de Rio das Ostras. Além disso, o Café, Cachaça e Chorinho, em Petrópolis. 
  •     Em Alagoas, o Turismo Gastronômico é um produto trabalhado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas. Por isso, os festivais são inúmeros, sempre focando no melhor que Alagoas pode proporcionar para seus habitantes e turistas, como o Festival Brasil Sabor e o Festival Quilombola, que sempre estão inclusos no calendário anual de eventos do estado.

Deseja viajar e realizar um turismo enogastronômico? A Labadee Tour pode te ajudar. Temos as melhores rotas e planos de viagem para você. Entre em contato para saber mais. 

Deixe seu comentário