(41) 3242.4089 contato@labadeetour.com.br
(41) 3242.4089 contato@labadeetour.com.br

Como aproveitar os melhores lugares para ver a Aurora Boreal

Um dos fenômenos mais lindos da Terra é a Aurora Boreal, que acontece no polo norte do planeta. Esse espetáculo atrai turistas em busca de uma experiência inesquecível proporcionada pela natureza.

Trata-se de um show natural de luz visível a olho nu, podendo ser visto em fins de tarde e durante a noite. Esse período do dia é o melhor porque é quando o céu no hemisfério norte já está limpo após a queda da maior parte da neve.

Como a Aurora Boreal ocorre

Este espetáculo visual é resultado do impacto dos ventos solares no campo magnético da Terra, gerando luzes brilhantes em tons de verde, vermelho, azul, rosa e violeta. A iluminação ocorre em função de partículas subatômicas chamadas plasma, que são carregadas de energia. Além das luzes, o sol emite ventos solares cheios dessas partículas.

A intensidade dessa radiação solar atingindo a nossa atmosfera é o que determina se o fenômeno está visível ou não. Conhecida como índice KP, essa intensidade oscila entre 1 e 9. Quanto maior o nível, maior o brilho das luzes.

A Aurora Boreal recebeu esse nome em 1619, quando o cientista Galileu Galilei homenageou o fenômeno associando-o a Aurora, deusa romana do amanhecer. Já o segundo nome foi dado em homenagem a Borias, filho dessa figura e representante do vento do norte.

Quando e onde ver a Aurora Boreal

Como as luzes só podem ser vistas quando está escuro, a melhor época do ano para observar o fenômeno é entre o fim de setembro e o começo de março. Esse período corresponde ao outono e ao inverno na região.

Os países onde é possível visualizar a Aurora Boreal são: Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Escócia, Rússia, Islândia, Canadá, Alasca e Groenlândia. Já falamos sobre alguns deles aqui.

Dicas de como aproveitar a Aurora Boreal

Você pode se organizar para ficar preparado para observar o fenômeno. Confira algumas dicas de como aproveitar a Aurora Boreal com menos chance de frustração.

Estude o clima

Antes de viajar para o país escolhido, verifique se as condições climáticas do destino estarão favoráveis à observação do fenômeno. Assim, a probabilidade de conferir a Aurora Boreal será maior.

Leve mais de um equipamento para registrar o momento

Como imprevistos acontecem, tente levar para o passeio mais de um celular ou câmera fotográfica. Dessa forma, você não arriscará perder o registro do balé celestial de luzes.

Confira as condições das estradas

Dependendo do local para a melhor observação do céu, é necessário pegar a estrada. Porém, os caminhos costumam estar congelados onde a Aurora Boreal ocorre, aumentando o risco de derrapagem. Sendo assim, verifique a forma mais segura de ir até o lugar de sua escolha. É comum o uso de carros grandes justamente porque veículos menores derrapam com mais facilidade.

Use roupas adequadas

Não esqueça que é fundamental vestir-se de forma apropriada. Os ventos são fortes e muito frios nos países onde a Aurora Boreal é visível.

 

Agora é só escolher o seu destino para ver a Aurora Boreal e se encantar com esse espetáculo da natureza. Entre em contato com a Labadee Tour para planejar sua viagem.

 

Deixe seu comentário