(41) 3242.4089 contato@labadeetour.com.br
(41) 3242.4089 contato@labadeetour.com.br

Descubra 7 lugares para ver a Aurora Boreal

A Aurora Boreal é um fenômeno que atinge o pico durante o outono e o inverno. Isso porque nessas estações os dias são mais curtos e as noites mais longas. Elas ocorrem de meados de setembro a meados de março, desaparecendo quando o Sol da Meia-noite começa a se aproximar do Hemisfério Norte.

O fenômeno ocorre a partir da colisão entre partículas solares eletricamente carregadas, que entram na atmosfera da Terra, e partículas de gás. Esse encontro proporciona um espetáculo de feixes de luz dançantes iluminados em tons de verde, amarelo, rosa e violeta que o deixarão em um estado de pura admiração!

Planejar uma viagem exclusivamente para ver as luzes da aurora é sempre uma ótima opção. Mas para presenciar esse fenômeno é preciso programar com antecedência. Isso porque certas condições climáticas precisam ser atendidas para que ele ocorra, principalmente, um bom clima.

Durante os meses de escuridão no Hemisfério Norte, o melhor momento para assistir ao espetáculo é entre 22h e 14h.

O ciclo da Aurora Boreal atinge o pico a cada 10 ou 11 anos. Como é de se esperar, as luzes do sul (Aurora Australis) aparecem do outro lado do Polo entre maio e setembro. Mas como gelo e água dominam a paisagem no Sul, elas são um pouco mais difíceis, embora não impossíveis, de serem vistas.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o fenômeno, confira 7 lugares para ver a Aurora Boreal ao redor do mundo.

1.   Suécia

O norte da Lapônia sueca é um dos destinos mais populares do mundo para atividades típicas de inverno. Algumas das principais atrações são os trenós puxados por cães, os passeios de snowmobile, esqui e muito mais. Além disso, essa região é privilegiada para observar a Aurora Boreal.

Fique em Kiruna ou Luleå e visite a estação do céu Aurora, no Parque Nacional Abisko, um abrigo aconchegante para observar o fenômeno.

As montanhas cercam o Parque, o que mantém o céu bastante limpo. A poluição luminosa é mínima, ajudando ainda mais na visibilidade da Aurora. De acordo com o turismo da Lapônia, se você ficar em Abisko por 3 dias terá 88% de chance de ver o fenômeno.

2.   Noruega

Um dos principais pontos de observação da Aurora Boreal na Noruega fica em Tromsø. Todos os anos, nos meses de janeiro e fevereiro, é realizado um festival dedicado à Aurora. Se você quiser se aventurar mais pelo Ártico, siga para, um arquipélago entre a Noruega e o Polo Norte.

3.   Islândia

A poluição luminosa da capital da Islândia, Reykjavik, não é forte o suficiente para mascarar a Aurora Boreal. Mas o fenômeno é significativamente mais brilhante fora da capital.

Para ver essas maravilhas naturais da melhor maneira possível, você pode embarcar em Reykjavik e admirá-las do mar. Se preferir viajar por terra, dirija-se à área geotérmica Landmannalaugar ou às margens de Vík. A lagoa de Jökulsárlón e a cidade de Álftanes também são bons locais.

4.   Lapônia, Finlândia

Saia de Helsinque, capital da Finlândia, e vá até a Lapônia Finlandesa: a maior e mais setentrional região do país. Há muitas atividades para mantê-lo ocupado. Sugerimos que fique em um iglu de vidro no Kakslauttanen Arctic Resort. Do iglu você poderá assistir a Aurora Boreal da sua cama.

5.   Gronelândia

Esta ilha do Atlântico Norte entre a Islândia e a América do Norte é ideal para assistir a Aurora. Visite Nuuk, a capital, mas vá mais longe no país para assistir ao espetáculo no céu em lugares como Tasiilaq, Kangerlussuaq, Sisimiut e Ilulissat.

Curiosidade: a lenda local afirma que as luzes significam que os mortos estão jogando futebol com uma caveira de morsa.

6.   Fairbanks, Alasca

Localizado no estado mais setentrional dos EUA, também um dos locais mais setentrionais do mundo, Fairbanks possui algumas atividades de Aurora privilegiada, além de muitas atrações diurnas.

7.   Yukon Canadá

Na área mais ocidental do Canadá, na fronteira com o Alasca, Yukon tem apenas uma cidade: Whitehorse. Fique em uma cabana remota, reserve um itinerário de vários dias, relaxe no spa ou explore a natureza. Quando estiver neste bosque, não deixe de visitar o famoso lago Lebarge, um dos locais de onde é possível observar a Aurora de maneira ainda mais encantadora.

Apreciar esse fenômeno tão especial com certeza será uma experiência inesquecível, independentemente do local escolhido.

 

Conte com a Labadee para apreciar o espetáculo da Aurora Boreal! Veja nosso pacote especial para acompanhar o fenômeno nos melhores destinos do Hemisférios Norte ou monte sua viagem exclusiva conosco. Converse com um de nossos consultores e programe sua viagem!

Deixe seu comentário