(41) 3242.4089 contato@labadeetour.com.br
(41) 3242.4089 contato@labadeetour.com.br

Tierra Atacama – setembro de 2022 – Por João Guilherme

O ano era 2008, eu estava em São Paulo participando da Remote Latin America que, na época, era um encontro da SUL HOTELS, ocorrido na casa da avó de Roberto Bitelman. Pela primeira vez, ouvira o termo turismo “Robinson Crusoé”, numa apresentação do recém-inaugurado Tierra Atacama, feita com maestria pela Constanza Leiva – executiva de vendas do hotel que se tornou uma grande amiga.

O que é o viajante Robinson Crusoé?

Meu olho brilhou e o coração disparou, pois imediatamente me conectei com aquele método de viagem, como se a essência dela fizesse ainda mais sentido!! O viajante “robinson crusoé” adora atividades externas e explorações, mas não abre mão de uma ótima estrutura e gastronomia de ponta, além de um hotel comprometido com o ambiente em que está inserido. Ele entende que o maior luxo é a experiência a ser vivida. Portanto, que tal beber um espumante e comer um petisco às margens de um vulcão? Mas, para isso, você terá que caminhar até lá. Luxo puro, não?

Hotéis Tierra

De uma família chilena com tradição em negócios e hotelaria, os hotéis Tierra ganharam minha simpatia e admiração, que depois ainda abriram hotéis na Patagônia e nas ilhas Chiloé. Eles entenderam, como poucos, o luxo da experiência. Compreenderam com maestria que a verdadeira conexão é com a natureza e que o real luxo é se desconectar do virtual, para se conectar com o real… Hoje é até comum o hotel não ter televisão no quarto, mas há 14 anos era vanguarda pura!

Nesses 14 anos de hotel, fizemos inúmeras vendas, e a satisfação sempre foi de 100%. Embora a Neusa tenha tido a oportunidade de conhecer tanto o Tierra Atacama quanto o Tierra Patagonia, a minha vez ainda não havia chegado, mas sabia que hora ou outra, viria. 

Então, em época de pandemia conseguimos uma grande oportunidade: um super desconto para os nossos clientes! Foi assim que conseguimos esticar a chance de 42 pessoas conhecerem o deserto do Atacama, viver a experiência do Tierra.

Como é o Atacama?

Antes de mais nada, o deserto do Atacama se situa na região norte do Chile até a fronteira com o Peru. Com cerca de 1 000 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais seco do planeta, já que a precipitação média é de 1 mm/ano.  

Contudo, as temperaturas no deserto variam entre 0 °C à noite e 40 °C durante o dia. Devido a essas condições, lá existem poucas cidades e vilas. Uma delas, muito conhecida, é São Pedro de Atacama, com pouco mais de 3 000 habitantes e situada a 2,4 mil metros de altitude. Por ser bem isolada, é considerada um oásis no meio do deserto e a principal porta de entrada para o Atacama.

O esquema do Tierra Atacama é perfeito: são apenas 38 apartamentos, além de ter todas as partes comuns integradas, o que dá uma sensação ímpar de estar em casa. O sistema all-inclusive de comidas, bebidas e traslados facilita muito a vida do viajante explorador, além de ter os passeios inclusos com guias excelentes que te levam conhecer tudo no Atacama com conforto e muita segurança, de acordo com a sua vontade e seu condicionamento físico. Não tá afim de sair do hotel? A piscina e o spa te esperam para ter horas agradáveis de relaxamento com vista para o imponente vulcão Licancabur.

 

Passeios inclusos

         

Estávamos em 7 e a nossa turma era ótima, teve até pedido de noivado entre uma laguna altiplânicas e outra. Hahaha

Sentir os efeitos da altitude, do vento, do clima absurdamente seco do deserto, o desafio de pegar rajadas de vento de 80km/h para fazer um passeio, de entrar na água da Laguna Cejar com uma temperatura de 3° C, mas chegar para o jantar e comer um risoto de polvo acompanhado de um pinot noir chileno e tomar um banho quentinho, deitar na cama preparada com carinho para o seu sono restaurador não tem preço. Já diz Amyr Klink:

Um homem precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto.”

Sempre acreditei que viajar é uma baita ferramenta de desenvolvimento humano e pessoal. Você sai completamente da sua zona de conforto e passa a enxergar o mundo com outros olhos. Conhecendo culturas e credos que não são os seus, e isso amplia o mundo para si. 

Que tal conhecer o Atacama?

Então, não perca tempo. Se planeje e se jogue para conhecer o mundo no melhor estilo “robinson crusoé”, ou no estilo que mais faça sentido para você: o importante é viajar.

Agradeço meus parceiros dessa empreitada: Lêlê, Tielo, Clau, Rê, Marce e Dí.

À BWT Operadora, sempre nossa parceira, valeu!

E a você, minha amiga querida, Constanza Leiva, MUITO OBRIGADO por me apresentar e nos proporcionar essa experiência!!! Ano que vem, Partiu Patagônia!!!

Este texto não tem objetivo de promover algo, é apenas uma crônica.

Se você se achou no meu relato e gostaria de comentar algo ou tirar alguma dúvida e tem dicas ou sugestões, é só dar um grito aqui: joaoguilherme@labadeetour.com.br

Um forte abraço,

João Guilherme Rebellato

Deixe seu comentário