Além de ser conhecida como a terra do Papai Noel, por abrigar a casa do bom velhinho na capital Rovaniemi, a Lapônia é palco de belíssimos fenômenos naturais, como o Sol da Meia-Noite e a Aurora Boreal. Quer saber como aproveitar o fenômeno da Aurora Boreal na Lapônia? Nós te contamos abaixo!
A Aurora Boreal pode ser observada em apenas alguns lugares do mundo e um deles é a Lapônia, motivo pelo qual a região recebe inúmeros turistas todos os anos. Também conhecido como Aurora Polar, o fenômeno acontece em determinadas épocas do ano, geralmente no fim da tarde ou durante a noite, e pode ser visto apenas em lugares específicos do globo.
O fenômeno luminoso se apresenta no céu por meio de um forte brilho, como se fossem pinturas feitas com luzes, em tonalidades esverdeadas. Entretanto, a coloração varia de acordo com o átomo atingido e a altitude da colisão, podendo ser vermelha, azul ou roxa.
Isso ocorre devido ao impacto das partículas de vento solar, que são carregadas de energia, no campo magnético do nosso planeta, o que acaba causando esse efeito no céu e formando um verdadeiro espetáculo para se assistir.
Roteiro para conhecer a Aurora Boreal na Lapônia
Rodeada de vastas áreas selvagens subárticas, safáris, museus, parques e resorts de esqui, a Lapônia é uma das 19 regiões da República da Finlândia. Com cerca de 180 mil habitantes, essa área localizada no extremo norte do país é banhada pelo Mar Báltico faz divisa com a Suécia, Rússia e Noruega.
A Labadee Tour oferece uma expedição inesquecível para que você possa aproveitar a viagem da melhor forma. Nossa equipe irá te auxiliar em todo o processo, desde o planejamento até o desembarque no aeroporto e o translado para o hotel e o check- in.
Confira abaixo alguns dos passeios incríveis que você pode fazer na Lapônia ao viajar para ver a Aurora Boreal lá:
- Passeio pela cidade de Tromso para apreciar suas atrações e a rica culinária do local;
- Caçada à Aurora Boreal nos arredores da pequena Tennevoll, onde é possível descer até o píer do fiorde, que tem ótima localização e microclima. Trata-se de uma região muito favorável para uma linda experiência com a Aurora Boreal;
- Visita ao Polar Park, parque de vida selvagem que fica na região de Bardu. Lá você tem a oportunidade de conhecer várias espécies de animais;
- Visita à ilha de Senja, um dos cenários mais bonitos da Noruega. A ilha conta com lindas praias, fiordes e montanhas. Também é um local em que se pode observar a Aurora Boreal;
- Também dá para ir até a cidade de Kilpisjarvi, onde você pode conhecer um pouco mais a cultura finlandesa e a história do povo Sami da Lapônia. Além disso, é possível ficar hospedado em tradicionais chalés da região quando você não estiver na sua caçada à Aurora Boreal.
Dicas para aproveitar melhor a Aurora Boreal
Para que você possa apreciar este fenômeno aproveitando todo o seu potencial, é preciso saber que:
- Alguns dos melhores lugares para assistir a Aurora Boreal na Lapônia são Kilpisjarvi, Rovaniemi e Luosto;
- Locais abertos, como campos, colinas e praias, permitem uma melhor visualização;
- Estar bem agasalhado é essencial, pois as temperaturas são extremamente baixas;
- O Centro de Investigação de Auroras Boreais, na cidade de Sodankyla, é um ótimo ponto turístico;
- Observar o fenômeno na cidade de Nellim ´outra opção recomendada, pois o lugar tem a bela vista para o lago Inari;
- Ainda em Nellim, a ponte Paatsjoki é um local com boas chances para você presenciar o fenômeno;
- Os meses de setembro a abril, na transição do outono para o inverno, são o período mais indicado para a viagem.
Quer saber mais informações sobre a expedição oferecida pela Labadee Tour para a observação da Aurora Boreal na Lapônia e começar a planejar o roteiro da sua viagem? Entre em contato conosco hoje mesmo.