(41) 3242.4089 contato@labadeetour.com.br
(41) 3242.4089 contato@labadeetour.com.br

Aurora Boreal: como aproveitar o fenômeno na Lapônia

Além de ser conhecida como a terra do Papai Noel, por abrigar a casa do bom velhinho na capital Rovaniemi, a Lapônia é palco de belíssimos fenômenos naturais, como o Sol da Meia-Noite e a Aurora Boreal. Quer saber como aproveitar o fenômeno da Aurora Boreal na Lapônia? Nós te contamos abaixo!

A Aurora Boreal pode ser observada em apenas alguns lugares do mundo e um deles é a Lapônia, motivo pelo qual a região recebe inúmeros turistas todos os anos. Também conhecido como Aurora Polar, o fenômeno acontece em determinadas épocas do ano, geralmente no fim da tarde ou durante a noite, e pode ser visto apenas em lugares específicos do globo.

O fenômeno luminoso se apresenta no céu por meio de um forte brilho, como se fossem pinturas feitas com luzes, em tonalidades esverdeadas. Entretanto, a coloração varia de acordo com o átomo atingido e a altitude da colisão, podendo ser vermelha, azul ou roxa.

Isso ocorre devido ao impacto das partículas de vento solar, que são carregadas de energia, no campo magnético do nosso planeta, o que acaba causando esse efeito no céu e formando um verdadeiro espetáculo para se assistir.

Roteiro para conhecer a Aurora Boreal na Lapônia

Rodeada de vastas áreas selvagens subárticas, safáris, museus, parques e resorts de esqui, a Lapônia é uma das 19 regiões da República da Finlândia. Com cerca de 180 mil habitantes, essa área localizada no extremo norte do país é banhada pelo Mar Báltico faz divisa com a Suécia, Rússia e Noruega. 

A Labadee Tour oferece uma expedição inesquecível para que você possa aproveitar a viagem da melhor forma. Nossa equipe irá te auxiliar em todo o processo, desde o planejamento até o desembarque no aeroporto e o translado para o hotel e o check- in. 

Confira abaixo alguns dos passeios incríveis que você pode fazer na Lapônia ao viajar para ver a Aurora Boreal lá:

  • Passeio pela cidade de Tromso para apreciar suas atrações e a rica culinária do local;
  • Caçada à Aurora Boreal nos arredores da pequena Tennevoll, onde é possível descer até o píer do fiorde, que tem ótima localização e microclima. Trata-se de uma região muito favorável para uma linda experiência com a Aurora Boreal; 
  • Visita ao Polar Park, parque de vida selvagem que fica na região de Bardu. Lá você tem a oportunidade de conhecer várias espécies de animais;
  • Visita à ilha de Senja, um dos cenários mais bonitos da Noruega. A ilha conta com lindas praias, fiordes e montanhas. Também é um local em que se pode observar a Aurora Boreal; 
  • Também dá para ir até a cidade de Kilpisjarvi, onde você pode conhecer um pouco mais a cultura finlandesa e a história do povo Sami da Lapônia. Além disso, é possível ficar hospedado em tradicionais chalés da região quando você não estiver na sua caçada à Aurora Boreal.

Dicas para aproveitar melhor a Aurora Boreal

Para que você possa  apreciar este fenômeno aproveitando todo o seu potencial, é preciso saber que: 

  • Alguns dos melhores lugares para assistir a Aurora Boreal na Lapônia são Kilpisjarvi, Rovaniemi e Luosto;
  • Locais abertos, como campos, colinas e praias, permitem uma melhor visualização;
  • Estar bem agasalhado é essencial, pois as temperaturas são extremamente baixas;
  • O Centro de Investigação de Auroras Boreais, na cidade de Sodankyla, é um ótimo ponto turístico; 
  • Observar o fenômeno na cidade de Nellim ´outra opção recomendada, pois o lugar tem a bela vista para o lago Inari;
  • Ainda em Nellim, a ponte Paatsjoki é um local com boas chances para você presenciar o fenômeno;
  • Os meses de setembro a abril, na transição do outono para o inverno, são o período mais indicado para a viagem.

Quer saber mais informações sobre a expedição oferecida pela Labadee Tour para a observação da Aurora Boreal na Lapônia e começar a planejar o roteiro da sua viagem? Entre em contato conosco hoje mesmo. 

Deixe seu comentário