(41) 3242.4089 contato@labadeetour.com.br
(41) 3242.4089 contato@labadeetour.com.br

Como fazer tour virtual por museus durante o isolamento

Gosta de conhecer novas culturas e ver objetos que foram importantes para a história da humanidade? Então, que tal fazer um tour virtual por museus durante o tempo em casa devido ao isolamento proporcionado pela pandemia do novo Coronavírus? Alguns dos melhores e maiores museus do mundo oferecem aos internautas a possibilidade de fazer um tour virtual. Assim, é possível conhecer suas principais obras em exposição sem precisar sair de casa.

Como funciona um tour virtual?

Um tour virtual nada mais é do que a possibilidade de “passear” pelo lugar graças à internet e tecnologias 360°. Basicamente, é como se você estivesse visitando aquele local, mas por meio da tela do seu computador ou smartphone. Dessa forma, é possível visualizar grande parte dos acervos, “andando” pelos corredores e alas de cada atração.  

O melhor de tudo é que, pela internet, é possível ver as obras “mais de perto” e observar melhor os seus detalhes. Assim, os visitantes virtuais não se cansam tanto quanto se estivessem caminhando pela extensão dos museus – muitos são gigantescos. 

Dicas de museus para fazer um tour virtual

1. Museu do Louvre

Um dos museus mais famosos de todo o mundo, o Louvre disponibiliza um tour virtual por algumas de suas principais galerias. São elas: Antiguidades Egípcias (com a exibição “O Advento do Artista”), a Galeria d’Apollon e também as ruínas do fosso em que o museu foi construído. Basta acessar o link e iniciar seu passeio! 

2. Museu do Vaticano

O Museu do Vaticano conta com diversas obras de Leonardo da Vinci, Rafaello Sanzio, Michelangelo e Caravaggio, além de artefatos históricos e mapas antigos. Faça sua visita e saiba mais no site oficial

3. Museu Arqueológico de Atenas

Principalmente pelos amantes da história e cultura grega, este é um museu que realmente vale a pena ser visitado. Ele possui mais de 11 mil exposições e conta a história de toda a civilização da Grécia antiga. Trata-se do maior museu do país e um dos mais importantes em todo o mundo. Veja mais no link oficial.

4. Museu Nacional de História Natural

Localizado em Washington, o National Museum of National History é um dos mais visitados nos Estados Unidos. Ele conta com um acervo de mais de 126 milhões de peças, que vão desde artefatos históricos até espécimes dos mais variados animais, inclusive algumas réplicas em tamanho real.

No site oficial, é possível fazer um tour por praticamente todas as exibições, permanentes, atuais ou que já passaram por ali. Além disso, também dá para conhecer as estações de pesquisa. Confira!

5. MASP e Pinacoteca

Dois dos principais museus de São Paulo também oferecem tour virtuais. O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) tem obras dos principais artistas nacionais, como Anita Malfatti, Cândido Portinari e Di Cavalcanti. Além disso, a atração apresenta algumas obras internacionais com autoria de Van Gogh, Mantegna, Manet, Picasso, entre muitos outros.

O tour virtual pela Pinacoteca também permite conhecer coleções importantes de artistas nacionais. Ambos os tours podem ser feitos através do Google Arts & Culture

Google Arts & Culture

Esta página do Google funciona de maneira parecida como o Street View no Maps. Porém, em vez de passar pelas ruas de um destino, você pode explorar diversos museus e galerias ao redor do mundo. É possível conhecer a Galeria de Nairobi, o Museu Metropolitano de Nova York, a Casa de Anne Frank, o Taj Mahal, o Teatro Bolshoi, as Pirâmides do Egito, a Ópera de Sidney, o Museu Nacional do Rio de Janeiro, entre outros. 

Além de “visitar” esses lugares, você pode descobrir músicas clássicas e estilos de todo o mundo, fazer tour por cidades, conhecer mais sobre moda, saber a história de algumas das principais invenções, aprender yoga e muito mais. O site também possui diversas dicas de como estimular a sua criatividade de maneiras bem interessantes dentro de casa e aproveitar melhor esse período de pandemia.

Anote os tours que você mais gostar para planejar viagens em que possa conhecer os museus ao vivo quando a crise da Covid-19 passar. Já é possível começar a se preparar para essas novas viagens desde já. Conte conosco para te ajudar nessa organização, entre outros serviços. 

Deixe seu comentário