(41) 3242.4089 contato@labadeetour.com.br
(41) 3242.4089 contato@labadeetour.com.br

Descubra o Marrocos: especial gastronomia

Estrela do Norte da África, o Marrocos é uma terra repleta de descobertas para os viajantes. Cenários mágicos, tradições marcantes, história viva. Muitas atrações fazem parte do encanto marroquino. Em meio a uma cultura tão rica, um aspecto, em especial, se destaca e invade os sentidos do visitante: a gastronomia marroquina.

Diversificada e cheia de especiarias, a cozinha do Marrocos reserva sabores exóticos, cheiros marcantes e muita, muita autenticidade. O primeiro aroma que o viajante sente ao chegar no país, e que o acompanhará por toda a viagem, independente de onde estiver, é a hortelã.

O chá de hortelã (ou menta) faz parte da identidade do Marrocos. Frio ou quente, o chá é a bebida mais servida em qualquer estação do ano.

Mas a gastronomia marroquina ultrapassa as fronteiras do país e abrange elementos característicos de outros países, em uma síntese de interações culturais. Em um banquete marroquino é possível sentir a presença do mundo Árabe, muitos traços da culinária do Mediterrâneo, da África Subsaariana e da França.

Especiarias como canela, cominho, gengibre, açafrão, sésamo, pimenta preta, entre muitas outras, dão o tom e o sabor marcante dos pratos marroquina. Assim como azeitonas, oleaginosas, limões, laranjas, azeites, carnes e peixes. Em uma verdadeira casa marroquina, 3 temperos são essenciais: hortelã, salsinha e coentro.

Neste post, apresentamos 7 pratos tradicionais da gastronomia marroquina. Prepare-se para uma exploração de sabores!

 

Tagine

tagiine_marrocos_labadee

Prato típico e muito consumido, é também uma técnica de cozimento e o nome de uma louça tradicional. Trata-se de um guisado ou cozido de legumes, com carne de frango ou cordeiro, cozinhados ao vapor e estufados. Há variações vegetarianas. Acompanha pão khobz. Há 1001 combinações de tagine, mas uma coisa é certa: como é feito em fogo médio, prepare o paladar para sabores bastante apurados!

 

Zaalouk

Os legumes são ingredientes cativos da culinária marroquina e a berinjela é um dos mais utilizados. O Zaalouk é uma pasta de berinjelas com tomates muito comum no Marrocos, tendo muitas variações de receitas conforme a família.

 

Bastilla

Uma massa folhada recheada com ovos e temperos fortes, como gengibre, açafrão e canela, combinados com frango e amêndoas adoçadas com açúcar e mel. É um prato requintado, muito tradicional e comum em casamentos e festas típicas.

 

Kefta

Vendidos em banquinhas nas ruas, os keftas são bolinhos ou cilindros de carne, bovina ou de cordeiro, espetados no palito. Aromáticos e bem temperados, podem ser grelados ou cozidos com molho de tomate. São muito parecidos com a Kafka, prato árabe famoso no Brasil. Quando cozidas, sã chamadas de tagine kefta e são servidas com ovos cozidos no molho.

 

Harira

A típica sopa marroquina é feita com tomates, grão de bico, lentilha, ervas, suco de limão e algum tipo de carne. Um prato de extrema importância para os marroquinos, a harira é usada para quebrar o jejum do Ramadã. Como quase todos os pratos, há variações de preparo e pode acrescentar tomate e vegetais variados.

 

Cuscuz Marroquino

O prato mais conhecido no Brasil! O cuscuz marroquino é uma herança dos povos Berberes e umas das comidas mais típicas do Marrocos. Um prato completo com as famosas bolinhas de semolina de trigo, carnes, vegetais, molho e outros grãos. Geralmente, quando é feita uma referência ao cuscuz no país, lembra-se da recita com cenoura, batata doce, abobrinha, nabo, abóbora, pimenta, repolho e um tipo de carne.

 

Kaab El Ghazal

Um doce delicado, o Kaab El Ghazal é uma sobremesa tradicional símbolo do Islã. Feita com massa fina, no formato de meia lua, é recheada com amêndoas e canela. Usa-se água de flor de laranjeira na massa e no recheio.

 

Viva toda a riqueza cultural e gastronômica em uma viagem fascinante para o Marrocos! A Labadee tem um pacote especial para você criar memórias inesquecíveis na terra do sol poente!

 

Confira o roteiro completo do pacote Marrocos – Deserto e Tradições da Labadee

 

Leia também: Roteiro especial no Marrocos: a terra do sol poente

Deixe seu comentário