Escalar montanhas é uma atividade comum entre diversas pessoas de todos os lugares do mundo. É difícil calcular o número exato de montanhistas guiados aos picos mais populares do mundo, mas todos têm algo em comum: adoram viver uma aventura nas montanhas ao redor do mundo.
Existem dois principais fatores que podem tornar uma montanha um destino popular para escaladas. O primeiro deles é a acessibilidade e a infraestrutura. Esses elementos devem facilitar a logística e o processo de preparação para a escalada. Em segundo lugar, são as características da montanha. Altitude, localização, forma, geleiras e outras atrações únicas da montanha são os elementos que chamam a atenção dos que procuram aventura e adrenalina.
Algumas montanhas são mais requisitadas e conhecidas, porém todas possuem características que as tornam únicas. Confira algumas das montanhas mais escaladas do mundo:
Kilimanjaro – Tanzânia
Kilimanjaro é a montanha mais alta da África, com 5.800 metros. Está localizada na fronteira da Tanzânia com o Quênia.
A emocionante caminhada até Kilimanjaro não é para os fracos de coração. O trajeto é longo, passando pelo planalto de Shira e pelo Grand Barranco Canyon, seguindo até o pico. A montanha é composta por três vulcões extintos, e seu pico mais alto, conhecido como Uhuru, é acessível a qualquer alpinista novato com condições físicas para uma caminhada de aproximadamente cinco dias.
O Matterhorn – Suíça
O Matterhorn é um pico mundialmente famoso, situado nos Alpes Suíços. Sua escalada é uma das mais populares do mundo, pois é o berço do alpinismo.
A vista deslumbrante do cume, com altura de 4.400 metros, faz cada momento da difícil escalada valer a pena. Dependendo do seu nível de habilidade, há uma variedade de rotas, muitas das quais se adaptam aos iniciantes. Há também rotas de maior dificuldade para os escaladores veteranos.
O melhor momento para enfrentar a escalada é nos meses mais quentes do verão, mas o clima na montanha ainda pode ser imprevisível. Por isso é melhor levar roupas versáteis e estar pronto para qualquer coisa!
Monte Everest – Nepal
O Monte Everest é um dos picos montanhosos mais famosas do mundo, principalmente, por ser o mais alto. São 8.800 metros acima do nível do mar!
A primeira escalada bem-sucedida até o cume foi realizada por Sir Edmund Hillary e Tenzing Norgay, em 1953, usando a popular rota “Sound Col”.
O Everest atrai muitos alpinistas experientes que procuram um desafio. Muitos alpinistas também contratam guias profissionais para chegar pelo menos ao ‘acampamento base do Everest’, o que já é um feito em si.
Embora escalar o Everest seja emocionante, a montanha apresenta muitos perigos. Por isso, quem deseja enfrentar o desafio deve ser cauteloso. Os riscos são resultado do clima e vento extremos, além das probabilidades de congelamento, hipotermia e doenças devido a altitude.
Monte Khuiten – Mongólia
O Monte Khuiten atravessa as fronteiras da Mongólia, China e Rússia e é uma das escaladas mais pitorescas do mundo! A paisagem percorre uma das últimas regiões mais remotas e intocadas do mundo.
Possuindo 4.300 metros de altura, o Monte Khuiten é o pico mais alto da Mongólia e muitos atrai alpinistas experientes. Além disso, são comuns trekkers interessados na experiência de explorar as regiões remotas da montanha perto do acampamento base.
Cordilheira dos Andes – Peru
A Cordilheira dos Andes forma a maior cordilheira do mundo, estendendo-se ao longo da costa oeste da América do Sul, cortando sete países.
A Trilha Inca serpenteia pela Cordilheira dos Andes, no Peru, até Macchu Picchu, uma das mais belas maravilhas arqueológicas do mundo. Caminhar pela Trilha Inca é uma caminhada única na vida e é possível para todas as idades, desde que você esteja fisicamente apto.
A caminhada permite que você veja monumentos antigos e locais incaicos, bem como a beleza natural do Peru.
Annapurna – Nepal
Uma caminhada até a região de Annapurna, no Nepal, é uma experiência inesquecível. Ao explorar o gigante Himalaia, você verá desde exuberantes florestas de bambu a áridas paisagens de altas montanhas.
A maioria dos visitantes sobe o Thorung La, que fica a 5.300 metros de altura.
Ao final da caminhada, os alpinistas são recompensados com uma vista espetacular do sol atingindo os picos brancos do Himalaia resultando em um brilho ardente.
Denali – Alasca
Denali, também conhecido como Monte McKinley, tem 6.100 metros e é o pico mais alto da América do Norte.
Da base ao cume, sobe-se quase 5.500 metros. Uma elevação maior do que qualquer outra montanha do mundo, oferecendo vistas deslumbrantes.
O tamanho e a beleza das montanhas atraem alpinistas de todos os níveis a partir dos meses de maio e junho, antes que a ameaça de avalanches e fendas abertas se torne muito grave.
Gosta de escalar? Explore os picos mais famosos do mundo com a Labadee! Converse com um de nossos consultores e programe sua viagem!