Feiras e eventos de negócios são ótimas oportunidades para fazer networking, conhecer fornecedores, prospectar clientes e verificar as novidades do mercado. Além da usual troca de cartões de visitas, as feiras são ocasiões especiais para divulgar a empresa e expandir o alcance da marca. Realizadas em diversos lugares e variando conforme o segmento, as feiras, principalmente as internacionais, reúnem um número expressivo de expositores e visitantes, servindo como vitrine para tendências e inovações de diferentes nichos.
Ao visitar feiras de negócios, o empresário deve estar com olhos e ouvidos atentos, mas, principalmente, deve ter elaborado um plano de ação para seguir antes, durante e depois do evento. Veja 3 dicas para organizar o planejamento em feiras de negócios.
Antes da feira
O primeiro passo é selecionar quais feiras e eventos são mais importantes para a empresa. Uma dica de triagem é verificar, além do segmento – obviamente, quem vai expor no local e qual foi o volume de negócios atingido nas últimas edições. Uma escolha certeira são as feiras mais tradicionais, de preferência com edições ininterruptas, que costumam contar com a participação de grandes players do mercado. Feito isso, veja quais estão de acordo com as metas da empresa e, então, faça as contas de quais estão dentro do orçamento da empresa: incluindo passagem, hospedagem, inscrição, transporte e alimentação, além do material de divulgação que será usado no evento.
Planejar cada dia de visita é essencial. Grandes feiras contam com centenas de expositores e se o empresário não traçar um plano de ação, poderá passar muito tempo em alguns estandes e perder oportunidades de negócios em outros. Uma dica é fazer “um mapa de ataque” que priorize as necessidades da empresa, usando o mapa da própria feira como base. Selecione os estantes por categorias: fornecedores, clientes, parceiros, financiamentos, network, concorrência, etc.
Durante a feira
Uma coisa é certa: prepare-se para andar muito. Embora seja difícil carregar amostras de produtos pra cima e pra baixo, o visitante deve estar munido de algum tipo de material de divulgação da empresa. Leve um catálogo de serviços ou portfólio da empresa, tenha um iPad ou tablet em mãos para mostrar um vídeo ou outro tipo de material multimídia da empresa. Cartões de visita são itens básicos, claro.
Preste atenção na concorrência, compare preços, ofereça seus produtos ou serviços – conforme estratégia pré-definida – saia à caça de novos negócios. O mais interessante em feiras é que os expositores costumam fazer preços e condições especiais durante o evento, além de apresentarem lançamentos em primeira mão. Participe das rodadas de negócios e explore as palestras e cursos oferecidos durante o evento. Nesse caso, atente para o conteúdo ministrado e coloque na balança o conhecimento técnico e as possibilidades de fechamento de negócios.
Depois da feira
Ao retornar para empresa, certifique-se de que todos os contatos e relacionamentos travados durante o evento não morram. Organize todo o material, cartões de visita, flyers, catálogos e monte um mailing com os contatos do evento. Mande e-mail para todos, apresente a empresa e agende reuniões. É imprescindível que você alimente a network criada, caso contrário de nada servirá o investimento.
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