(41) 3242.4089 contato@labadeetour.com.br
(41) 3242.4089 contato@labadeetour.com.br

Os Lençóis Maranhenses estão entre os destinos turísticos mais procurados do Brasil. Viajantes de diversos lugares do mundo passam por lá durante o ano inteiro e ficam encantados com tamanha beleza. Se você está se planejando para viajar para lá, é importante saber o que fazer nos Lençóis Maranhenses antes de viver essa experiência.

A paisagem desértica de grandes dunas de areia branca, as lagoas sazonais de água cristalina e os pântanos formam um verdadeiro cenário paradisíaco, tornando o lugar um dos mais belos do mundo. 

Criado em 1981, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é considerado o maior parque de dunas do país. O local conta com uma área total de aproximadamente 157 mil hectares. 

Localizado na região nordeste do Brasil, no estado do Maranhão, o parque fica a cerca de 250 km da capital, São Luís. O acesso pode ser feito por meio das cidades vizinhas de Barreirinhas, Santo Amaro e Atins.

Os lençóis são espetaculares em qualquer época do ano, mas se você quer ter uma experiência completa, é mais indicado viajar na alta temporada, entre os meses de abril e agosto, quando as lagoas estão cheias. De outubro a dezembro, época da seca, as lagoas ficam praticamente secas e a areia fina domina o cenário, criando um imenso deserto. 

Entre as atividades permitidas, estão: mergulhar nas lagoas, ecoturismo com observação da fauna e flora, turismo de aventura, cicloturismo, caminhadas pelos campos de dunas, stand up paddle e kitesurf. 

Logo abaixo nós listamos alguns dos lugares que você não pode deixar de conhecer ao visitar os Lençóis Maranhenses. Confira!

1. Circuito da Lagoa Azul

Além da Lagoa Azul, este passeio inclui uma visita à Lagoa da Preguiça, à Lagoa da Esmeralda, à Lagoa da Paz e à Lagoa do Peixe. O passeio é feito inicialmente em um 4×4 e depois segue em caminhadas pelas dunas para conhecer as lagoas. Você pode finalizar o dia assistindo a um lindo pôr do sol.

2. Lagoa das Emendadas

Lagoa das Emendadas

O circuito da Lagoa das Emendadas fica localizado em Santo Amaro e é considerado o mais bonito de todos. São inúmeras dunas grandiosas, formações de areia incríveis e diversas lagoas cristalinas de coloração azul e verde. Também é um dos melhores lugares para assistir ao pôr do sol. 

3. Canto de Atins

Canto de Atins

Rodeado de dunas, praias e lagoas, o Canto de Atins é um pequeno vilarejo de pescadores com apenas 800 habitantes. As Lagoas da Capivara e das Sete Mulheres são paradas obrigatórias para dar um mergulho e praticar kitesurf. Um passeio pela charmosa Vila de Atins com suas ruas de areia e casas tradicionais com cercado de madeira também deve entrar no seu roteiro.

4. Praia do Caburé 

Caburé

Caburé é um encantador vilarejo de pescadores localizado no município de Barreirinhas. Sua praia é uma das mais visitadas por quem viaja para os Lençóis Maranhenses. O mar é calmo e de águas limpas, propício para mergulhos e para a prática de esportes náuticos. Além disso, o local conta com uma boa infraestrutura, com bares, restaurantes e quiosques. 

5. Rio Preguiças

Rio Preguiças

Os passeios pelos rios também são um sucesso entre os visitantes. Com uma linda rota envolta de palmeiras, cajueiros e um espetacular mangue vermelho, o Rio Preguiças é um dos mais conhecidos da região. Ele passa pelas cidades de Barreirinhas, Vassouras, Mandacaru, Caburé e Atins. 

O trajeto costuma ser percorrido em lanchas e o passeio conta com algumas paradas como o Farol da Marinha e Vassouras, onde é possível conhecer dunas, lagoas e observar os macaquinhos que vivem na região. 

6. Rio Formiga

Rio Formiga

O Rio Formiga, que passa pelo povoado da Cardosa, é famoso pelo passeio de boia cross, no qual os turistas usam boias para descer na correnteza e flutuar nas águas do rio. Trata-se de um passeio calmo e divertido, que dura cerca de 1h30, sempre acompanhado por guias. É a atividade ideal para quem está viajando com a família e quer curtir um dia tranquilo.  

Comece a planejar sua viagem desde já com a Labadee Tour. Entre em contato conosco para saber mais detalhes.

Deixe seu comentário