(41) 3242.4089 contato@labadeetour.com.br
(41) 3242.4089 contato@labadeetour.com.br

Tour de vinhos pela América do Sul: os melhores países para visitar

Você sabia que é possível fazer um tour de vinhos pela América do Sul? Saiba mais sobre esse roteiro imperdível, principalmente, se você é um apreciador apaixonado da bebida! A América do Sul é um ótimo destino de viagem para os amantes de vinhos, com ricas variedades e, obviamente, qualidade nos seus sabores e produções. Aproveite para conhecer mais sobre os melhores destinos vinícolas do continente e as suas principais características.

Os vinhos da América do Sul

A produção de uvas viníferas vai muito além do continente europeu e, inclusive, algumas das melhores vinícolas do mundo estão na América do Sul. Caso você não saiba, o continente sul-americano possui grande relevância no segmento de vinhos.

A produção de vinhos no continente começou há mais de 500 anos, trazida pelos jesuítas. Desde então, continua ininterrupta até os dias atuais e em constante expansão. O solo fértil, as condições climáticas e as altitudes ideais são pontos que contribuem para a qualidade e sucesso dos vinhos sul-americanos.

Países para incluir no Tour de vinhos pela América do Sul

Você não precisa viajar para muito longe para fazer um tour de vinhos de qualidade. Alguns países da América do Sul, incluindo o Brasil, possuem adegas famosas que valem a visita. Entre eles, os principais destinos são: Argentina, Chile, Uruguai, Brasil e Peru.

Argentina

A produção da Argentina gira em torno, principalmente, da região de Mendoza. Lá são fabricados nomes como o Malbec, Cabernet Sauvignon e Torrontés.

Além disso, quem decide fazer um tour de vinhos pela região argentina se depara com paisagens de tirar o fôlego. O contraste entre os vinhedos férteis e as paisagens áridas que se estendem no corredor deserto entre os picos andinos são uma atração à parte.

Essa região também conta com várias opções gastronômicas excelentes, sendo lar de diversos restaurantes e chefs premiados.

Outra região argentina que está ganhando destaque na produção de vinhos é a Patagônia. As regiões de Rio Negro e La Pampa beneficiam a produção das uvas Pinot Noir com seu inverno rigoroso.  O que resulta em uvas frutadas e ácidas, ideais para a produção de espumantes. O vinho mais famoso produzido pela região é o Reserva Malbec do Fin del Mundo.

Chile

Os vinhos chilenos são um dos mais famosos em todo o mundo, principalmente, os típicos Carménere, o Cabernet Sauvignon, Chardonnay e Sauvignon Blanc.

As produções de uva estão espalhadas por toda a extensão do país, sendo ao todo 13 vales vinícolas. As vinícolas mais famosas estão localizadas próximas à Santiago, entre elas: Concha y Toro, Santa Rita, Undurraga e Valle de Casablanca

Brasil

A região mais importante para a produção de vinhos no Brasil é a Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. Mais precisamente nas cidades de Monte Belo do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves.

Uma das principais vinícolas é a Casa Valduga, também pioneira no enoturismo da região. Nela, é possível se hospedar, experimentar culinárias típicas e, principalmente, degustar os vinhos produzidos.

As principais uvas que crescem na região são as Chardonnay e Pinot Noir. Sendo utilizadas na fabricação dos vinhos Privilege Extra Brut e Leopoldina Gran Terroir, por exemplo, ambos premiados mundialmente.

Uruguai

A capital do país, Montevidéu, é circundada por várias regiões vinícolas. Além dela mesma ser um dos principais destinos para um tour de vinhos na América do Sul. Inclusive, o Uruguai estabeleceu uma Rota dos Vinhos que passa pelas principais bodegas próximas da capital.

Outras regiões vinícolas muito famosas no país são Caramelo, Maldonado, Canelones, entre outros.

As mais conhecidas são a Bodega Carrau, Bodega Garzón, a Bodega Bouza e a Bodega H Stagnari. Essa última responsável por um dos vinhos mais famosos do país, o Tanto Viejo.

Peru

O Peru também possui uma produção de vinhos muito forte e deve ser incluído no seu Tour de Vinhos. Afinal, no país estão localizados os vinhedos mais antigos da América do Sul!

A principal região produtora é no Vale de Ica, onde as vinhas estão plantadas no meio do deserto. As vinícolas mais famosas são a Hacienda Bodega Tacama e Viña Ocucaje. Entre os vinhos produzidos no país podemos citar os Cabernet Sauvignon e Sauvignon Blanc.

Quem visita as vinícolas também pode aproveitar e conhecer o processo de fabricação do pisco. Bebida típica do país, trata-se de uma aguardente de uva.

Visitando as vinícolas desses cinco países você terá acesso a alguns dos melhores vinhos do mundo sem sair da América do Sul!

Faça um tour de vinhos pela América do Sul com a Labadee! Converse com um de nossos consultores e programe sua viagem!

 

Deixe seu comentário