Estrela do Norte da África, o Marrocos é uma terra repleta de descobertas para os viajantes. Cenários mágicos, tradições marcantes, história viva. Muitas atrações fazem parte do encanto marroquino. Em meio a uma cultura tão rica, um aspecto, em especial, se destaca e invade os sentidos do visitante: a gastronomia marroquina.
Diversificada e cheia de especiarias, a cozinha do Marrocos reserva sabores exóticos, cheiros marcantes e muita, muita autenticidade. O primeiro aroma que o viajante sente ao chegar no país, e que o acompanhará por toda a viagem, independente de onde estiver, é a hortelã.
O chá de hortelã (ou menta) faz parte da identidade do Marrocos. Frio ou quente, o chá é a bebida mais servida em qualquer estação do ano.
Mas a gastronomia marroquina ultrapassa as fronteiras do país e abrange elementos característicos de outros países, em uma síntese de interações culturais. Em um banquete marroquino é possível sentir a presença do mundo Árabe, muitos traços da culinária do Mediterrâneo, da África Subsaariana e da França.
Especiarias como canela, cominho, gengibre, açafrão, sésamo, pimenta preta, entre muitas outras, dão o tom e o sabor marcante dos pratos marroquina. Assim como azeitonas, oleaginosas, limões, laranjas, azeites, carnes e peixes. Em uma verdadeira casa marroquina, 3 temperos são essenciais: hortelã, salsinha e coentro.
Neste post, apresentamos 7 pratos tradicionais da gastronomia marroquina. Prepare-se para uma exploração de sabores!
Tagine
Prato típico e muito consumido, é também uma técnica de cozimento e o nome de uma louça tradicional. Trata-se de um guisado ou cozido de legumes, com carne de frango ou cordeiro, cozinhados ao vapor e estufados. Há variações vegetarianas. Acompanha pão khobz. Há 1001 combinações de tagine, mas uma coisa é certa: como é feito em fogo médio, prepare o paladar para sabores bastante apurados!
Zaalouk
Os legumes são ingredientes cativos da culinária marroquina e a berinjela é um dos mais utilizados. O Zaalouk é uma pasta de berinjelas com tomates muito comum no Marrocos, tendo muitas variações de receitas conforme a família.
Bastilla
Uma massa folhada recheada com ovos e temperos fortes, como gengibre, açafrão e canela, combinados com frango e amêndoas adoçadas com açúcar e mel. É um prato requintado, muito tradicional e comum em casamentos e festas típicas.
Kefta
Vendidos em banquinhas nas ruas, os keftas são bolinhos ou cilindros de carne, bovina ou de cordeiro, espetados no palito. Aromáticos e bem temperados, podem ser grelados ou cozidos com molho de tomate. São muito parecidos com a Kafka, prato árabe famoso no Brasil. Quando cozidas, sã chamadas de tagine kefta e são servidas com ovos cozidos no molho.
Harira
A típica sopa marroquina é feita com tomates, grão de bico, lentilha, ervas, suco de limão e algum tipo de carne. Um prato de extrema importância para os marroquinos, a harira é usada para quebrar o jejum do Ramadã. Como quase todos os pratos, há variações de preparo e pode acrescentar tomate e vegetais variados.
Cuscuz Marroquino
O prato mais conhecido no Brasil! O cuscuz marroquino é uma herança dos povos Berberes e umas das comidas mais típicas do Marrocos. Um prato completo com as famosas bolinhas de semolina de trigo, carnes, vegetais, molho e outros grãos. Geralmente, quando é feita uma referência ao cuscuz no país, lembra-se da recita com cenoura, batata doce, abobrinha, nabo, abóbora, pimenta, repolho e um tipo de carne.
Kaab El Ghazal
Um doce delicado, o Kaab El Ghazal é uma sobremesa tradicional símbolo do Islã. Feita com massa fina, no formato de meia lua, é recheada com amêndoas e canela. Usa-se água de flor de laranjeira na massa e no recheio.
Viva toda a riqueza cultural e gastronômica em uma viagem fascinante para o Marrocos! A Labadee tem um pacote especial para você criar memórias inesquecíveis na terra do sol poente!
Confira o roteiro completo do pacote Marrocos – Deserto e Tradições da Labadee
Leia também: Roteiro especial no Marrocos: a terra do sol poente