(41) 3242.4089 contato@labadeetour.com.br
(41) 3242.4089 contato@labadeetour.com.br

Deserto de Atacama: 10 atrações impressionantes

deserto_atacama_01

Considerado o lugar mais seco do mundo, o Deserto de Atacama não impressiona só pelas infinitas dunas de areia que, tradicionalmente, compõem o panorama árido. O Atacama reserva belezas surpreendentes que parecem desafiar o cenário inóspito do deserto, com vida selvagem, lagos, formações rochosas esculpidas pelo vento, sítios arqueológicos, campos que se assemelham à superfície da lua, vilarejos, deserto de sal e o céu espetacular que só se vê na região do extremo norte do Chile.

Com cerca de 105 mil km de extensão, as paisagens impressionantes do Deserto de Atacama, por vezes, parecem ser efeito do soroche (mal da altitude) ou fruto de insolação. Afinal, quem imaginaria ver flamingos no meio do deserto? Ou mesmo lagos com água cristalina a mais de 4 mil metros de altitude? Sim, no Atacama tem isso e muitas outras formas de vida e paisagens incríveis que se impõem à aspereza do deserto! A seguir, listamos algumas atrações que você encontra no Deserto de Atacama:

 

1.    San Pedro de Atacama

sanPedro_atacama

Porta de entrada para o deserto, San Pedro de Atacama é um vilarejo a 2.450 metros de altitude. Rústico e tranquilo, com ruas de terra batida e pouca iluminação, a maioria das casas do vilarejo é feita em adobe, um tipo de tijolo característico da região. Mas não se engane, apesar da simplicidade, San Pedro de Atacama é um importante polo turístico, com ótima estrutura hoteleira e excelentes restaurantes de comidas típicas e internacionais.

GEISERES-DEL-TATIO

O passeio pela Calle Caracoles é o primeiro atrativo de San Pedro. Uma rua repleta de bares, restaurantes e lojas de artesanato local. A 2 horas do centro do vilarejo, as Gêiseres del Tatio, nascentes termais ativas, estão a 4.200 metros de altitude e são cercada por minivulcões que expelem água fervente.

 

2.    Valle de La Luna

VALLE-DE-LA-LUNA

Passeios clássicos no Deserto de Atacama, o Valle de La Luna tem esse nome por se parecer à superfície da lua: com dunas de areia, campos de sal e formações rochosas avermelhadas. Localizado a cerca de 4 km de San Pedro, o cenário formou-se conforme a ação do vento e das águas, uma vez que a região já foi o fundo do mar. É possível fazer uma caminha ou até mesmo um passeio de bicicleta pelo local. Mas nem todas as áreas podem ser acessadas, a Nasa realiza estudos no local que já foi área de teste do robô que foi enviado para Marte.

 

3.    Valle de La Muerte

VALLE-DE-LA-MUERTE

Também conhecido como Valle de Marte, está situado em meio a Cordilheira de Sal, é composto por estranhas formações rochosas e tem uma vista privilegiada para o vulcão Licancabur. O solo extremamente árido, sem nenhum tipo de vida, pode ser a razão pela qual o local o conhecido como o lugar mais inóspito do planeta. É possível realizar várias atividades esportivas no Valle, como trekking e sandboard. De cores intensas, o pôr do sol no Valle de La Muerte é uma das atrações espetaculares que o Deserto de Atacama tem a oferecer.

 

4.    Lagunas Altiplânicas

Lagunas-de-Miscanti

Sim, há diversas lagunas em meio ao Deserto do Atacama. Na Reserva Nacional dos Flamingos, a mais de 4 mil metros de altitude, as Lagunas de Miscanti e Meñique, de águas de um azul intenso, contrastam com o cenário desértico de tons avermelhados. Ao mesmo tempo, as Lagunas refletem a imagem dos montes, geralmente com picos nevados, que emolduram o cenário.

 

5.    Salar de Atacama e Lagoa Chaxa

SALAR

“Um oásis dentro do deserto”, assim costuma ser referida a Lagoa Chaxa. O Deserto de Sal impressiona pela extensa área coberta por crostas de sal, formado a partir da evaporação de águas subterrâneas carregadas de sais. Na Lagoa, os flamingos cor-de-rosa se alimentam de pequenos camarões. Esse é um cenário estonteante, cercado por morros e vulcões. Os Ojos de Salar são duas crateras gigantescas com

 

6.    Ojos de Salar

ojos-de-salar

Duas gigantescas crateras, com águas profundas, cravadas no deserto. Não se sabe como foram formadas, há diversas teorias da formação dos buracos, desde meteoros até águas acumuladas de chuvas. É permitido tomar banho nas crateras, sendo imprescindível saber nadas.

 

7.    Laguna Cejar

LAGUNA-CEJAR

É permitido tomar banho nas águas com alta salinidade da Laguna Cejar. Como o Mar Morto, a alta concentração de sal faz com que o corpo boie com mais facilidade.

 

8.    Termas de Puritama

TERMAS-DE-PURITAMA

Um conjunto de 8 piscinas naturais com águas a temperatura de mais de 30 graus. Ideal para quem procurar relaxar o corpo durante a viagem. As águas são limpas e translúcidas.

 

9.    Salar de tara

SALAR-DE-TARA

A mais de 4 mil metros, o Salar de Tara é o passeio com maior altitude do Atacama. O passeio reserva atrativos como “Os Monges de la Pacana” altas formações rochosas esculpidas pelo ação do vento e das chuvas. Há um grande lago e animais no local, como vicunhas (da famílias dos camelos).

 

10. Tour Astronômico

observatorio-Ayllu-de-Sólo

Como foi dito no começo do texto, o céu no Deserto de Atacama é uma atração em si. A noite no deserto é espetacular! Há um observatório aberto chamado Ayllu de Sólo, considerado o maior parque de telescópios da América do Sul, e observe as milhares de estrelas que iluminam o céu na escuridão.

 

A Labadee tem um pacote especial para o Deserto de Atacama e faça uma viagem inesquecível para uma dos lugares mais incríveis do planeta! Entre em contato para mais informações.

 

Leia também:

Países para conhecer apenas com RG.

Pratos típicos da América do Sul.

10 destinos para conhecer em 2018.

Deixe seu comentário