O estado da Bahia coleciona inúmeras joias naturais ao longo de seus 1000 km de litoral. Uma delas é a Praia do Forte, situada no município da Mata de São João, a cerca de 1 hora e meia de Salvador.
Apesar de concorrer com outros badalados destinos, como Arraial d’Ajuda, Trancoso e Porto Seguro, o antigo vilarejo de pescadores se destaca pela variedade de atrações em um ambiente de apenas 14 km de extensão. O local conhecido carinhosamente como lugarejo, ainda possui localização atraente na Linha Verde, estrada que liga a Bahia ao Sergipe.
A Vila
Mesclando o rústico com o sofisticado, a Vila é o coração da Praia do Forte. O antigo ponto de encontro de pescadores oferece completa infraestrutura de lazer para moradores e visitantes. Nela, estão concentradas lojas, pousadas, restaurantes e bares do local, por onde não é permitida a passagem de carros.
É na Vila que também se encontra a famosa Capela de São Francisco de Assis, um dos cartões-postais do lugarejo. De frente para o mar, a igreja tem seu interior enfeitado por telas do pintor baiano Carlos Bastos, que representam a via sacra.
Praias
Apesar do nome no singular, a Praia do Forte conta com 6 praias de areias claras, coqueirais e mar de águas cristalinas, repleto de peixes coloridos. Uma das mais procuradas é a Praia do Papa Gente, famosa por suas piscinas naturais formadas por recifes, que por serem mais fundas, permitem o mergulho e a descoberta da fauna marinha da região.
Já a Praia do Lord ganha mais movimentação durante os períodos de maré baixa, quando os visitantes podem apreciar a culinária baiana dentro da grande piscina natural formada no mar.
Castelo Garcia D’Ávila
As ruínas de uma antiga construção chamam a atenção em meio à exuberante mata da Praia do Forte. Trata-se do Castelo Garcia D’Ávila, a primeira fortificação militar portuguesa construída no Brasil e um dos grandes patrimônios históricos e culturais do país.
Projeto Tamar
O ecoturismo é uma das principais atrações do local, abrigando a mais importante base do Projeto Tamar no Brasil. O Tamar se dedica a preservar as tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção que chegam na praia para desovar entre setembro e março. O projeto possui um Centro de Visitantes com tanques de diversas espécies de tartarugas e ações de educação ambiental.
Instituto Baleia Jubarte
Outro projeto bacana de preservação é o Instituto Baleia Jubarte. O centro é usado para estudar o mamífero que visita o litoral baiano entre julho e outubro. Além disso, o local exibe a história de diversas espécies brasileiras e também promove o turismo de observação de baleias.
Reserva Ecológica da Sapiranga
Na mesma pegada de ecoturismo, a Sapiranga é uma opção para os amantes da aventura em plena natureza. Formada por 600 hectares de Mata Atlântica, a reserva é habitat de diversas espécies de plantas e animais nativos. O passeio pelo local se dá por trilhas ecológicas por meio de caminhada, bicicleta, cavalo ou quadriciclo.
Um verdadeiro paraíso, não é mesmo?! Visite a Praia do Forte com a Labadee!
Confira o show de Ivete Sangalo no Tivoli Ecoresort Praia do Forte