(41) 3242.4089 contato@labadeetour.com.br
(41) 3242.4089 contato@labadeetour.com.br

Com a alta do dólar, a opção de viajar dentro do próprio país se tornou um grande atrativo para quem deseja se aventurar sem gastar muito. Além disso, devido às restrições da pandemia, a procura por lugares distantes dos grandes eixos turísticos vem se destacando como uma das melhores alternativas. Um lugar que se encaixa nessa perspectiva é o Jalapão. Se você deseja saber mais sobre esse paraíso antes de ir para lá, separamos logo abaixo algumas dicas para você curtir os encantos do Jalapão! 

O destino é um paraíso escondido no estado do Tocantins e tem sido muito procurado pelos turistas dispostos a se aventurar e conhecer mais a natureza brasileira. Ideal para quem é adepto ao ecoturismo, o Jalapão presenteia seus visitantes com paisagens de tirar o fôlego. 

Com águas cristalinas em cachoeiras, fervedouros, praias e riachos, além da vegetação característica da região e seus animais exóticos, o destino é uma ótima pedida para quem deseja relaxar longe da agitação das grandes cidades, mas sem abrir mão de uma boa infraestrutura e paisagens exuberantes.

Onde fica o Jalapão?

Localizado no cerrado, o Jalapão também é conhecido como Parque Estadual do Jalapão, pois abrange 9 municípios, tendo no total 34 mil km². O complexo está a cerca de 200 km de distância da capital. O parque tem diversas opções de lugares incríveis, e os municípios que apresentam os roteiros mais procurados estão em Ponte Alta, Mateiros e São Félix.

A região é conhecida por suas paisagens naturais muito distintas de outras partes do Brasil. É possível encontrar recantos de água azul em meio à mata, como é o caso dos inúmeros fervedouros disponíveis. Também há lindas cachoeiras e dunas de areia fina e clara por grandes áreas do parque.

Além das paisagens naturais, a área possui diversos animais exóticos, como os pássaros tradicionais da região do cerrado. Também dá para realizar esportes radicais como trekking, escalada, tirolesa e rafting. Portanto, é o roteiro ideal para quem quer se aventurar e conhecer todas as faces da região.

Os melhores lugares do Jalapão?

Escolher quais locais visitar depende muito do tipo de viagem que você deseja ter. A região conta com passeios mais tranquilos ou voltados para os esportes radicais, dando diversas alternativas para os mais distintos públicos.Confira alguns exemplos:

Fervedouros

No Parque Estadual do Jalapão, os fervedouros são a grande atração. Com grandes piscinas naturais de água muito limpa, a vista impressiona qualquer um. Os fervedouros são nascentes que brotam da areia e formam lindas piscinas naturais, de águas praticamente filtradas. Nossa dica é que você conheça os seguintes fervedouros: Bela Vista, do Ceiça, Rio do Sono, Buritizinho, do Alecrim, dos Buritis e Encontro das Águas.

Cachoeiras

Grande parte das cachoeiras da região tem pequenas quedas d’água, tornando a paisagem bem específica. Em algumas delas, por conta da força da água, é possível encarar a adrenalina do rafting. Entre todas as cachoeiras disponíveis, você precisa conhecer as seguintes: do Formiga, das Araras, do Rio Soninho, da Fumaça e da Velha.

Outros atrativos do Jalapão

Provando o quanto sua paisagem é diversa, o Jalapão conta com praias de água doce, como a Prainha do Rio Novo. Além disso, existem vários cânions, como o cânion de Sussuapara. Na região, também há a enorme Lagoa do Japonês, as Dunas do Jalapão e o Morro da Pedra Furada, que mesclam diversos tipos de paisagens, agradando aos mais diversos visitantes.

Caso você tenha vontade de ter informações sobre pacotes para o Jalapão e outros destinos, a Labadee está sempre disponível para te ajudar. Entre em contato conosco agora mesmo e faça seu orçamento.

1 Response
  1. Sebastião Santos Silva da Bahia

    O JALAPÃO

    Nesse paraíso de adrenalina,
    Cheio de encanto e emoção,
    Você encontra de deserto
    A cachoeira em um paredão.
    A natureza fez a pedra furada
    Para mirante da imensidão.

    As surpresas não acabam,
    Merece presentear sua visão.
    Mergulhe num fervedouro
    E banhe na praia do ribeirão,
    Caminhe por dunas douradas
    E veja o pôr do sol de verão.

    Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia

Deixe seu comentário