(41) 3242.4089 contato@labadeetour.com.br
(41) 3242.4089 contato@labadeetour.com.br

Curiosidades do Atacama: conheça as maravilhas deste deserto chileno

O Chile reserva belezas naturais de tirar o fôlego. A diversidade de biomas é imensa, dando aos visitantes a oportunidade de desfrutar de praias, montanhas, neve e muito mais. Pensando em te apresentar as principais curiosidades do Atacama, separamos as maravilhas deste deserto chileno. 

Com mais de 100 km², o deserto do Atacama é o mais elevado e seco do mundo. O local guarda muitos segredos, histórias, lendas e costumes da população local. Assim, conhecê-lo é, de alguma forma, fazer parte de toda essa história. 

6 curiosidades sobre o deserto do Atacama

O deserto do Atacama está localizado quase que inteiramente no Chile, mas se divide também entre Argentina, Bolívia e Peru. Sua única entrada fica na cidade de São Pedro do Atacama, ao norte do Chile. O deserto possui diversas histórias e fatos geográficos que enriquecem ainda mais a experiência de visitá-lo e você pode conhecer algumas logo abaixo:

1. Lugar de outro mundo

Algumas pessoas comparam o deserto do Atacama a Marte, e a própria NASA já confirmou a semelhança. Em 2019, algumas sondas foram testadas em solo chileno para estudar melhor a vida em Marte por conta de sua semelhança territorial. Por ser um ambiente sem chuvas, de secura extrema, enorme radiação UV e composição de solo extremamente salgada, o lugar acaba se tornando o mais próximo que temos do solo de Marte.

2. Múmias mais antigas do mundo

Quando pensamos em múmias, dificilmente o Chile vem à nossa cabeça, mas sim as grandes civilizações africanas. Porém, para a surpresa de muitos, nas tradições dos povos pré-colombianos não havia o enterro de mortos. As pessoas eram mumificadas. Pesquisas realizadas em 1917 confirmaram a existência de múmias que datam de 7.000 a 2.000 a.c. no deserto do Atacama, cerca de 2.000 anos antes que as múmias egípcias foram encontradas.

3. Neve no deserto

Como você já sabe, a vastidão geográfica do Chile nos reserva grandes surpresas. Uma delas, sem dúvida, é a possibilidade de desfrutar das montanhas rochosas e nevadas junto da paisagem desértica da cidade de São Pedro do Atacama. Porém, esse fenômeno não é tão corriqueiro e você vai precisar de sorte caso queira apreciá-lo.

4. Deserto florido

A natureza chilena não para de surpreender. Sabia que há um fenômeno chamado “deserto florido”? Ele acontece a cada 5 anos, em média, e surge das sementes de algumas flores e plantas que caem no solo e ficam protegidas do calor extremo logo abaixo da terra. Por meio dessa proteção, as sementes conseguem umidade suficiente para germinar e, assim, tomar o deserto de flores.

5. Diversidade animal

Em um lugar tão seco, pouco se imagina sobre quais animais poderiam sobreviver a este clima tão árido. No deserto do Atacama, é possível encontrar diversas espécies de animais, entre eles as famosas lhamas, viscachas e alpacas da região chilena, além de aves exóticas e delicadas, como os flamingos.

6. Mudança cultural

Por muitos anos, a região do Atacama era povoada pelos Licanantai, uma espécie de tribo indígena. Com a invasão europeia, muitos dos costumes dos invasores sufocaram a cultura local, fazendo com que ritos tradicionais fossem deixados para trás. O povo da região precisou mudar de nome, por exemplo, adotando nomes e sobrenomes espanhóis. Além disso, a tradicional mumificação deu espaço aos enterros, prática tradicionalmente europeia.

Caso deseje conhecer pessoalmente as maravilhas do deserto do Atacama, a Labadee Tour oferece pacotes imperdíveis para você curtir suas férias ao máximo! Entre já em contato e receba mais informações.

Deixe seu comentário