(41) 3242.4089 contato@labadeetour.com.br
(41) 3242.4089 contato@labadeetour.com.br

Dicas para conferir a Aurora Boreal na Lapônia

Você já ouviu falar na Lapônia? É uma das 19 regiões da República da Finlândia, localizada no extremo norte do país. Com uma das belezas naturais mais incríveis do mundo, o destino tem cerca de 180 mil habitantes e é banhado pelo Mar Báltico. Lá você pode conferir a Aurora Boreal, um fenômeno inesquecível.

A Lapônia faz divisa com Suécia, Noruega e Rússia. A região é rodeada por vastas áreas selvagens sub-árticas, safáris, museus, parques, resorts de esqui e diversos fenômenos naturais como a famosa Aurora Boreal. Além disso, esse destino é conhecido como a terra do Papai Noel por abrigar a casa do bom velhinho – um dos pontos turísticos mais visitados da Finlândia, na cidade de Rovaniemi,. 

Principais atrações da Lapônia

Além da Aurora Boreal, a Lapônia reserva ainda diversas outras atrações. Por isso, antes de saber mais sobre essa fenômeno natural, vamos conhecer algumas delas a seguir. 

Vila do Papai Noel

No local, você tem a oportunidade de conhecer a casa do Papai Noel, além de desfrutar de vários passeios pela aldeia onde é natal o ano todo. Os turistas também podem fazer excursões de snowmobile (jet-ski para neve), trenós puxados por renas ou cães e se hospedar em hotéis de gelo. Além disso, você ainda encontra diversas lojas, restaurantes e cafeterias.

Ranua Wildlife Park

Zoológico que abriga cerca de 200 animais do Ártico, localizado no município de Ranua. O lugar acolhe diversas espécies em risco de extinção. É possível ver animais que dificilmente são encontrados em outros locais, como coruja das neves, gato selvagem, alces, ursos polares, entre outros.

Atividades ao ar livre na Lapônia

Atividades voltadas para esqui, como cross-country e snowboard, são bastante populares na Lapônia. Além da pesca, passeios de bicicleta, esportes aquáticos, passeios com os huskies, patinação no gelo, etc. Tem aventuras para todos os gostos!

Sol da meia-noite

Trata-se de um fenômeno natural, assim como a Aurora Boreal. No verão, o sol não se põe, ficando visível durante todo o dia, ou seja, nunca anoitece. Isso acontece porque, a cada seis meses, o Polo Norte fica mais exposto ao sol por causa da inclinação da Terra.

Museu Arktikum 

Museu e centro de ciências dedicado à cultura e à história da região, bem como à fauna e à flora do Ártico. O Museu Artikum conta com o Centro Ártico da Universidade da Lapônia e o Museu Regional da Lapônia, com várias exposições estáticas e interativas que são extremamente cativantes e prendem a atenção dos visitantes. 

Aurora Boreal

A Aurora Boreal pode ser vista apenas em alguns lugares do mundo, e um deles é a Lapônia. Trata-se de um fenômeno de cores e luzes brilhantes que podem ser vistas no céu nos fins da tarde e durante a noite, geralmente durante o outono e o inverno. As cores variam de acordo com o átomo atingido e a altitude da colisão, podendo ser tons de verde, vermelho, azul ou roxo. A coloração verde é a mais comum. 

Isso ocorre em decorrência do impacto de partículas de vento solar carregadas de energia com o campo magnético do planeta. Não há uma época certa para que a Aurora Boreal possa ser vista, considerando que é um evento natural e depende de explosões solares que podem acontecer em diferentes momentos. 

Na Finlândia, os melhores lugares para assistir a esse espetáculo estão no norte, como Kilpisjarvi ou Rovaniemi. Opte por locais abertos, como campos, colinas e praias para melhor visualização. Nessa procura pela Aurora Boreal, alguns itens como máquina fotográfica, baterias, lanternas, tripés, roupas quentes e impermeáveis e bebidas quentes são fundamentais. 

A Labadee Tour te ajuda a montar o roteiro perfeito, é só entrar em contato conosco para mais detalhes. 

Deixe seu comentário