(41) 3242.4089 contato@labadeetour.com.br

Trekking: como realizar uma trilha com sucesso

A prática do trekking é muito mais do que um exercício físico. É uma maneira de chegar a lugares fantásticos pela simples proximidade com a natureza. O trekking envolve superação, esforço, desapego, e o mais importante: preparação! Mas claro, tudo isso é sempre muito bem recompensado. Afinal, nada mais gratificante e prazeroso do que estar rodeado por paisagens excepcionais! A Labadee separou alguns itens fundamentais para que uma trilha seja bem-sucedida. Confira:

 

Pesquisa

Antes de partir para a aventura, é fundamental pesquisar na internet a respeito da trilha escolhida. Esteja informado sobre o percurso, o grau de esforço necessário, a presença de água potável, os principais riscos e vale até conferir o relato de outros viajantes que já estiveram no local.

O tempo é um fator que pode alterar a qualidade da sua caminhada, ou até mesmo ser o responsável por adiá-la. Verifique a previsão com antecedência para estar ciente das condições climáticas. Para os iniciantes, o recomendável é realizar o trekking durante o outono, quando as temperaturas estão amenas e as chances de chuva são menores.

Caso seja a sua primeira trilha, não escolha um trajeto difícil para explorar. Além disso, vá acompanhado ou ainda aposte em um guia.

 

Saúde

Como todo exercício, você precisa fazer um check-up para verificar se a sua saúde está em dia e evitar qualquer mal-estar ou surpresas durante a trilha.

Para fugir de lesões musculares, aposte no alongamento antes e depois da trilha.

A preparação física deve começar com no mínimo 6 meses de antecedência, a partir de caminhadas de no mínimo 1 hora ou treinos funcionais focados na força. Assim, o corpo consegue se adaptar à pratica.

 

Roupas e acessórios

A vestimenta adequada é um dos fatores determinantes de uma boa caminhada! Opte por usar roupas de tecidos leves, deixando o corpo transpirar e ao mesmo tempo, protegendo-o de insetos e do sol. Ou seja, a camiseta e a calça devem ser longas para maior proteção.

*Prefira: tecidos sintéticos, dry-fit e tactel

*Evite: malha, algodão e jeans

Os acessórios são itens indispensáveis. A lista inclui bastão para caminhada, chapéu ou boné, capa de chuva, óculos de sol e claro, a sua mais nova companheira de trilha: a mochila!

 Calçado

O calçado também é parte fundamental da vestimenta. Como o percurso é essencialmente feito a pé, o calçado deve atender as necessidades de conforto e segurança.

As botas específicas para trekking, tênis de cano alto ou ainda um tênis com solado novo são as melhores opções para longas caminhadas por possuírem maior aderência.

Para acompanhar, a melhor opção são as meias para trekking feitas em lã merino, que ajudam a conter o suor e evitar bolhas.

 

Mochila

Em trilhas, o necessário a se levar acaba sendo extenso. Mesmo assim, não exagere nos pertences. Lembre-se que ao decorrer do percurso, você terá a impressão de que a mochila ficará cada vez mais pesada.

Carregue com você: lanterna, mapa ou GPS, repelente e protetor solar, kit de primeiros socorros, garrafas de água e lanches saudáveis, muda de roupa, itens de higiene, saco de lixo, ferramenta multiuso, um casaco ou corta vento e eletrônicos para registrar os momentos.

Ambiente

Respeite o meio ambiente! Jamais jogue lixo ou qualquer resíduo na natureza. O único rastro possível de deixar são as suas pegadas. Aproveite o momento para encontrar a paz, refletir e apreciar os pequenos detalhes do mundo.

 

Experiência

Esteja aberto a novas experiências, respeitando o seu próprio ritmo e os limites individuais de cada ser humano. Mantenha o foco em um movimento de cada vez e o olhar no objetivo final.

Agora você já está preparado para a trilha da sua vida! Capriche na boa vontade e partiu desvendar o mundo de uma forma incrível!

 

Descubra a fascinante Trilha Salkantay com a Labadee!

 

Deixe seu comentário